Lançado originalmente no Japão, em 2011, pelo selo londrino Far Out
Recordings, o álbum ‘Rio’, da cantora, compositora e violonista Joyce Moreno
chega às praias nativas, via gravadora Biscoito Fino, a tempo de embarcar nas
comemorações dos 450 anos da “Cidade Maravilhosa”. Reproduzidas no encarte, belas
imagens de um Rio de Janeiro dourado, praticamente selvagem, com suas montanhas
em contraluz, a esconder as favelas – e mazelas – são traduzidas em canções que
também enaltecem as belezas naturais da orla carioca. São canções como ‘Adeus
América’ (Haroldo Barbosa/ Geraldo Jaques), ‘Samba do carioca’ (Carlos Lyra/
Vinicius de Moraes), ‘Manhã no Posto 6’ (Armando Cavalcanti), ‘Valsa de uma
cidade’ (Ismael Netto/ Antônio Maria) e ‘O mar’, movimento da ‘Sinfonia do Rio
de Janeiro’ composta por Tom Jobim e Billy Blanco. Um deslocado samba paulista,
‘As mariposa’ (Adoniram Barbosa), surge unido ao carioquíssimo ‘Com que roupa’
(Noel Rosa), desfocando o cartão postal sonoro da cantora. Pela batida bossanovística
do violão de Joyce também passam ‘Vela no breu’ (Paulinho da Viola/ Sergio
Natureza), ‘Desde que o samba é samba’ (Caetano Veloso), ‘Mascarada’ (Elton
Medeiros/ Zé Kéti) e ‘Feitio de Oração’ (Noel Rosa), além de canções de sua
própria lavra, como ‘Rio meu’ e ‘Tardes cariocas’. Tudo correto, mas sem alcançar a
tal decantada beleza, que faz o carioca aplaudir até mesmo o mais simples
pôr-do-sol.
A Universal Music reabre seu baú de preciosidades. Desta vez, a dona do maior acervo musical do país, traz duas joias do cantor, compositor e violonista Gilberto Passos Gil Moreira, recentemente eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. De 1971, o disco londrino, ‘Gilberto Gil’, reaparece em nova edição em vinil, enquanto ‘Refestança’, registro do histórico encontro de Gil e Rita Lee, de 1977, finalmente ganha versão digital. Gravado durante o exílio do artista baiano em Londres, o quarto LP de estúdio de Gilberto Gil foi produzido por Ralph Mace para o selo Famous e editado no Brasil pela Philips, atual Universal Music. O produtor inglês também trabalhava com Caetano Veloso, que havia lançado seu primeiro disco de exílio no mesmo ano. Contrastando com a melancolia expressada por Caetano, Gil fez um álbum mais equilibrado, dosando as saudades do Brasil...
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