Das 100 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras em 2014, 59 são
sertanejas. Enquanto o pop rock tupiniquim esta representado apenas por Skank
(‘Ela me deixou’, 81ª posição) e Jota Quest (‘Waiting for you’, 98º lugar) a
MPB nem aparece na lista divulgada pela empresa de monitoramento Crowley. A
falta de pluralidade nas programações das emissoras não reflete a profusão de importantes
lançamentos musicais do ano. Um dos grandes compositores da época áurea da MPB,
Dori Caymmi festejou 70 anos com um primoroso disco de inéditas parcerias com
Paulo César Pinheiro, de onde mais tarde, Maria Bethânia retiraria ‘Alguém
cantando’, pérola que abre ‘Meus quintais’, álbum em que a baiana reitera sua coerência
artística com requinte. De modo semelhante, Mônica Salmaso brindou o público
com o belíssimo ‘Corpo de baile’, CD dedicado às canções de Guinga e Paulo
César Pinheiro. Embalado pelo samba e por outras bossas, Luiz Melodia brilhou
em ‘Zerima’, ótimo disco de inéditas. Rita Benneditto quebrou o longo jejum
fonográfico com o bem-cuidado ‘Encanto’. Formada por Mallu Magalhães, Marcelo
Camelo e Fred Ferreira, a Banda do Mar conseguiu entrar na programação de
algumas rádios com seu dançante e apaixonado CD de estreia, que pode vir a ser a sensação pop do
próximo ano, figurando – e arejando –, quem sabe, na lista das mais tocadas de
2015.
A Universal Music reabre seu baú de preciosidades. Desta vez, a dona do maior acervo musical do país, traz duas joias do cantor, compositor e violonista Gilberto Passos Gil Moreira, recentemente eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. De 1971, o disco londrino, ‘Gilberto Gil’, reaparece em nova edição em vinil, enquanto ‘Refestança’, registro do histórico encontro de Gil e Rita Lee, de 1977, finalmente ganha versão digital. Gravado durante o exílio do artista baiano em Londres, o quarto LP de estúdio de Gilberto Gil foi produzido por Ralph Mace para o selo Famous e editado no Brasil pela Philips, atual Universal Music. O produtor inglês também trabalhava com Caetano Veloso, que havia lançado seu primeiro disco de exílio no mesmo ano. Contrastando com a melancolia expressada por Caetano, Gil fez um álbum mais equilibrado, dosando as saudades do Brasil...
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