Lançado pela gravadora Som Livre em outubro de 2013, o
quarto disco solo de Sergio Britto, ‘Purabossanova’, traz a famosa batida de
violão, nova bossa surgida no final dos anos 1950, em apropriado formato pop. O
autor de vários sucessos do (atual) quarteto Titãs, troca, momentaneamente, o
peso do rock’n’roll pelo doce balanço
do gênero musical nascido no Rio de Janeiro, também sua terra natal. Fazendo
bossa à sua maneira, Britto se destaca principalmente como compositor em faixas
como ‘Completamente triste’, ‘Como iguais’ e ‘Purabossanova’, realçadas pelas
elegantes participações de Alaíde Costa, Luiz Melodia e Rita Lee,
respectivamente. Uma das raízes da Bossa Nova, o samba está presente em ‘Maria
(l’autre chienne)’, cantada em dueto com Roberta Sá. O álbum produzido por
Guilherme Gê e Emerson Villani vai além da ensolarada orla da Zona Sul carioca,
trilhando o pop mexicano de Julieta Venegas (‘Lento’) e do argentino Charly
García (‘Cancion para mi muerte’). A mítica Evita Perón é inspiração para a triste
e bela ‘La momia inquieta (a canção)’, composta em espanhol e gravada com as
participações da cantora argentina Eugenia Brusa e do violonista uruguaio Toto
Mendez. ‘Purabossanova’ chega ao fim com
‘Morning (Uma mañana), do compositor norte-americano Clare Fisher, mostrando
que a bossa de Sergio Britto é genuinamente plural, como a própria Bossa Nova.
A Universal Music reabre seu baú de preciosidades. Desta vez, a dona do maior acervo musical do país, traz duas joias do cantor, compositor e violonista Gilberto Passos Gil Moreira, recentemente eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. De 1971, o disco londrino, ‘Gilberto Gil’, reaparece em nova edição em vinil, enquanto ‘Refestança’, registro do histórico encontro de Gil e Rita Lee, de 1977, finalmente ganha versão digital. Gravado durante o exílio do artista baiano em Londres, o quarto LP de estúdio de Gilberto Gil foi produzido por Ralph Mace para o selo Famous e editado no Brasil pela Philips, atual Universal Music. O produtor inglês também trabalhava com Caetano Veloso, que havia lançado seu primeiro disco de exílio no mesmo ano. Contrastando com a melancolia expressada por Caetano, Gil fez um álbum mais equilibrado, dosando as saudades do Brasil...
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