A carioca Katia B chega ao quarto disco de
sua bissexta discografia em sua melhor forma, conjugando diferentes vertentes da
música popular brasileira – e até mesmo a principal canção de uma opereta
iídiche de 1932, cujo verso traduzido dá nome ao disco: Bei Mir Bistu Du
Shon (Sholom Secunda e Jacob Jacobs) – ‘Pra mim você é lindo’. A cantora, que também produziu o CD ao lado de Bernardo Bosísio, ainda exercita o inglês (Where is your?)
e o francês (Le temps de I’amour, de
Dutronc, Morisse e Salvet) em boas interpretações.
Katia B(ronstein) atua em um setor da MPB nem
sempre assimilável para o chamado grande público, uma elaborada música
eletrônica distante dos clichês sonoros de remixes feitos para tocar no rádio.
Ao canto econômico e sedutor, juntaram-se boas composições da artista como a
linda ‘Aprendendo a viver’ (c/ Rubinho Jacobina), faixa que abre o disco. O encanto permanece em ‘O baile’ (c/ Jam da
Silva) e em ‘A tua vida é um segredo’, composição pouco conhecida de Lamartine
Babo, feita por encomenda para o cantor Mário Reis, em 1933. Ainda longe das
obviedades, Katia buscou na obra de Caetano Veloso a sensual ‘Sete mil vezes’,
lançada por Maria Bethânia no álbum ‘Alteza’ (1981). Felizmente Babo e Veloso
são visitados com propriedade, em versões afastadas de qualquer intento
tributário. Na comparação entre as baladas
‘Armadilha’ (Dé Palmeira/ Teresa Cristina/ Katia B) e ‘Seis vidas’ (Charles
Gavin/ Katia B/ Bernardo Bosisio) a segunda sobressai, auxiliada pelo bom arranjo. ‘Pra mim você é bonito’ gira delicadamente durante
a valsa ‘Sem história’ (Antonio Saraiva) e termina lá no alto, com ‘Depois do
bloco’ (Vik Barone/ Katia B) etérea marcha contemporânea. Cercada de excelentes
músicos Katia B soa verdadeiramente cool, se mantendo longe da prosaica
gritaria que domina parte da cena musical brasileira.
Comentários