“Podem vir as congas/ Os timbales e os
trompetes”, convida Ivete Sangalo em ‘Delira na guajira’ (Samir/ Fábio
Alcântara), faixa de ‘Real fantasia’, seu novo disco lançado pela gravadora
Universal Music. O sotaque latino decalcado do ritmo cubano é “novidade” entre
os ingredientes do caldeirão de ritmos da cantora. Seguindo a receita testada –
e aprovada – por anos, Ivete não arrisca: salsa, merengue, reggae, dance music,
samba-rock e até mesmo o original samba-reggae, incrementados pela percussão
baiana característica, compõem o inédito e fraco repertório da artista.
Após o ambicioso projeto ‘Multishow ao Vivo –
Ivete Sangalo no Madison Square Garden’, gravado na famosa casa nova-iorquina,
mirando uma possível ascensão internacional (sobretudo nos países de língua
anglo-saxônica), Ivete se volta para o público latino-americano. ‘Vejo o sol e
a lua’ (Ramon Cruz) e ‘Puxa, puxa’ (Fabinho O´Brian/ Rubem Tavares/ Duller) são
impregnadas de latinidade de boutique e banalidade. Ainda neste clima, os
inacreditáveis versos de ‘Dançando’ (Filipe Escandurras/ Márcio Victor/ Tierry
Coringa), como “O ritmo me consome/ Vive em meu abdômen”, soam constrangedores
até mesmo para quem está acostumada a mandar a galera tirar os pés do chão em
suas entusiasmadas apresentações. No quesito “pipoca”, a faixa ‘Real fantasia’
(Magary Lord/ Jorginho/ Codó Lima/ Fábio Alcântara), incrementada pela
incendiária guitarra de Armandinho, certamente está credenciada para a próxima
folia baiana, assim como a autorreferente ‘No meio do povão’ (Rubem Tavares/ Jorginho),
dos versos “Avisa que Ivetinha tá passando/ O povo vai descer pra ver”. O
padrão populista se mantém em ‘Balançando diferente’ (Gigi/ Fabinho O’Brian/ Ivan
Brasil/ Magno Sant’Anna) e na romântica ‘Essa distância’ (Gigi), faixa de acento
disco.
A proximidade de grandes compositores da MPB,
como Caetano Veloso e Gilberto, com quem dividiu um especial de TV em dezembro
de 2011, parece não seduzir Ivete Sangalo. Talvez por isso ela coloque sua boa
voz a serviço de tolices como ‘Só nós dois’ (Ramon Cruz/ Ivete Sangalo) e de baladas
açucaradas como ‘No brilho desse olhar’ (Dan Kambaiah/ Davi Salles), ‘Só num
sonho’ (Ivete Sangalo/ Radamés Venâncio/ Gigi), ‘Isso não se faz’ (Tonny
Carqueija/ Rafael Cavalo/ Ramon Cruz) e ‘Eu nunca amei alguém como eu te amei
(Paulo Sergio Valle/ Eduardo Lages). Gravada para a trilha sonora da novela
‘Gabriela’, ‘Me levem embora’ (Dori Caymmi/Jorge Amado) deixa pistas sobre a
interessante intérprete que Ivete pode(ria) ser. Ainda assim, a aparente
franqueza nas escolhas, aliada ao carisma inegável mantêm a morena no topo da
popularidade, afinal Ivete Sangalo sabe falar a língua de um público cada vez
maior.
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