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Tradição e modernidade realçam a qualidade de 'ClaroEscuro', CD de estreia de Pedro Moraes



Disco de estreia do cantor e compositor Pedro Moraes, ‘ClaroEscuro’ passou por processo de maturação, a partir de 2007, quando saíram as primeiras tiragens, até o lançamento internacional, com sua versão definitiva, em 2010. Somente agora o álbum chega às praias brasileiras via gravadora Rob Digital. 
Oriundo do grupo ‘É com esse que eu vou’, que se apresentava na Lapa (RJ), Pedro Moraes aposta em sua ótima produção autoral e segue por um caminho diverso da imediatista – e pueril – cena musical contemporânea.
Notadamente influenciada pela MPB feita a partir dos anos 1960, a música do jovem artista incorpora fina ironia, aproxima erudito e popular, sem se deixar contaminar por extremada reverencia ou pedantismo. Passam por seu filtro urbano gêneros musicais como: xote (‘Xote de manhã’), salsa (‘Marcela’), samba (‘Samba de quarta-feira’, ‘Samblefe’), marcha-rancho (‘Carnaval em agosto’), valsa (‘O sonho de Antonieta’) e frevo (‘Coroa e cara’), entre outros comumente ligados à velha guarda da música popular brasileira. Impressiona a voz segura, o timbre equilibrado entre João Bosco e Milton Nascimento.
Como no célebre jogo de luz e sombras de Caravaggio que dá nome ao disco, aparentes diferenças e contrastes, assim como o diálogo entre passado e presente, realçam a qualidade do álbum. De tal modo, oboé, fagote, trompa, cuíca, viola e guitarras distorcidas passeiam pelos envolventes arranjos assinados por Pedro, Ricardo Sá Reston, Thiago Armud, Armando Lôbo, Daniel Marques, Marcelo Caldi e Gabriel Geszti.
Ciente das inúmeras possibilidades, Pedro coloca ‘Dora’, a caymmiana rainha do frevo e do maracatu, para requebrar ao som de sedutora guitarra, enquanto o clássico dos Beatles, ‘With a little help from my friends’ (Lennon/ McCartney) se transforma em afoxé.
Em uma das melhores faixas, ‘Zingareio’, Alcione faz luxuosa e sofisticada participação reiterando sua excelência vocal. Convidando a cantora frequentemente associada à canção mais romântica e popular para dividir o microfone, Pedro demonstra sua aguda sensibilidade, destituída de preconceitos estético-musicais.
Enfim, ao optar pelo universo musical mais tradicionalista, Pedro Moraes segue um caminho menos óbvio e, por isso mesmo, mais difícil. Em tempos de sucessos descerebrados e sem qualquer emoção, sua música será posta à prova pelo tempo. E certamente permanecerá.

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