Disco de estreia do cantor e compositor Pedro
Moraes, ‘ClaroEscuro’ passou por processo de maturação, a partir de 2007,
quando saíram as primeiras tiragens, até o lançamento internacional, com sua
versão definitiva, em 2010. Somente agora o álbum chega às praias brasileiras
via gravadora Rob Digital.
Oriundo do grupo ‘É com esse que eu vou’, que
se apresentava na Lapa (RJ), Pedro Moraes aposta em sua ótima produção autoral
e segue por um caminho diverso da imediatista – e pueril – cena musical
contemporânea.
Notadamente influenciada pela MPB feita a
partir dos anos 1960, a música do jovem artista incorpora fina ironia, aproxima
erudito e popular, sem se deixar contaminar por extremada reverencia ou
pedantismo. Passam por seu filtro urbano gêneros musicais como: xote (‘Xote de
manhã’), salsa (‘Marcela’), samba (‘Samba de quarta-feira’, ‘Samblefe’),
marcha-rancho (‘Carnaval em agosto’), valsa (‘O sonho de Antonieta’) e frevo
(‘Coroa e cara’), entre outros comumente ligados à velha
guarda da música popular brasileira. Impressiona a voz segura, o timbre
equilibrado entre João Bosco e Milton Nascimento.
Como no célebre jogo de luz e sombras de
Caravaggio que dá nome ao disco, aparentes diferenças e contrastes, assim como
o diálogo entre passado e presente, realçam a qualidade do álbum. De tal modo,
oboé, fagote, trompa, cuíca, viola e guitarras distorcidas passeiam pelos
envolventes arranjos assinados por Pedro, Ricardo Sá Reston, Thiago Armud,
Armando Lôbo, Daniel Marques, Marcelo Caldi e Gabriel Geszti.
Ciente das inúmeras possibilidades, Pedro
coloca ‘Dora’, a caymmiana rainha do frevo e do maracatu, para requebrar ao som
de sedutora guitarra, enquanto o clássico dos Beatles, ‘With a little help from
my friends’ (Lennon/ McCartney) se transforma
em afoxé.
Em uma das melhores
faixas, ‘Zingareio’, Alcione faz luxuosa e sofisticada participação reiterando
sua excelência vocal. Convidando a cantora frequentemente associada à canção
mais romântica e popular para dividir o microfone, Pedro demonstra sua aguda
sensibilidade, destituída de preconceitos estético-musicais.
Enfim, ao optar
pelo universo musical mais tradicionalista, Pedro Moraes segue um caminho menos
óbvio e, por isso mesmo, mais difícil. Em tempos de sucessos descerebrados e
sem qualquer emoção, sua música será posta à prova pelo tempo. E certamente
permanecerá.
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