Cinco jovens compositores e violonistas formam o ‘5 a seco’, grupo que vem chamando atenção na cena musical contemporânea de São Paulo e que está lançando o registro audiovisual ‘Ao vivo no auditório do Ibirapuera’. A edição em CD e DVD também marca a estreia fonográfica do quinteto formado por Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni.
Além dos violões e vocais, os rapazes se desdobram tocando outros instrumentos como baixo, bateria e alguma percussão, produzindo uma música notadamente influenciada pela obra de Lenine. Não por acaso, o cantor e compositor pernambucano participa da faixa ‘Ou não’ (Vinicius Calderoni/ Tó Brandileone) evidenciando o alcance de sua produção musical entre os anfitriões. Paraibano radicado em São Paulo, Chico César realça o sotaque nordestino da urbana ‘No dia que você chegou’ (Leo Bianchini/ Celso Viáfora), enquanto a superestimada Maria Gadú chancela ‘Em paz’ (Pedro Altério/ Rafael Altério/ Rita Altério) para as programações das FMs.
As boas ‘Feliz pra cachorro’ (Pedro Viáfora/ Celso Viáfora) e ‘Feito nós’ (Pedro Viáfora) são destaques do repertório autoral no qual a exceção é ‘Vida de artista’, de Itamar Assumpção.
Rafael Gomes assina a direção geral do DVD gravado em junho de 2011 durante a apresentação do grupo no auditório Ibirapuera, em São Paulo. A boa edição de imagens aproxima o espectador da mise-en-scène descompromissada do ‘5 a seco’, grupo que felizmente foge dos padrões popularescos de considerável parte da produção musical atual. Evoé jovens artistas!
Comentários