Quatro cabeças decapitadas, aninhadas em suas cabeleiras numa praia deserta compõem a cinematográfica capa de ‘Diurno’, primeiro disco da banda Ava. Impactante, o instantâneo assinado pelo artista plástico Tunga aponta para a principal caraterística das experimentações musicais feitas por Ava Rocha (voz), Daniel Castanheira (bateria, percussões, efeitos eletrônicos), Emiliano 7 (violão e efeitos) e Nana Carneiro da Cunha (violoncelo e vocais): a interação entre som e imagem.
Os versos assinados por Ava e seus parceiros contribuem para a bela estranheza que atravessa o álbum lançado pela gravadora Warner Music na noite de quarta-feira, dia 09 de novembro de 2011, no Galpão das Artes, no Jardim Botânico. Na contramão do almejado espírito cool que paira sobre boa parte da produção musical tupiniquim, a banda Ava soa inquietante: o que poderia surpreender, não fosse a vocalista filha do cineasta Glauber Rocha (1939 – 1981).
Os belos graves exibidos pela voz de contralto de Ava casam-se à perfeição com o personalíssimo repertório que ultrapassa a lavra autoral em momentos certeiros, como na maravilhosa versão de ‘Movimentos dos barcos’ (Jards Macalé/ Capinam), música ligada ao repertório de Maria Bethânia a partir do show-marco ‘Rosa dos ventos’ (1971). A faixa rendeu um clipe igualmente admirável. A arrebatadora criatividade do quarteto muda o andamento de ‘Pra dizer adeus’ (Edu Lobo/ Torquato Neto) durante sua execução, transformando a triste canção de despedida nos igualmente melancólicos tango e marcha-rancho.
Eles convertem, ainda, um trecho do livro ‘Água viva’, de Clarice Lispector (1920 – 1977) e um poema do colombiano Jorge Gaitan Durán (1924 – 1962), ‘Os amantes’, em números musicais de intensa dramaticidade. Lançada por Tim Maia no disco ‘Sufocante’ (1984), a balada ‘Bons momentos’ (Marquinhos/ Michel) também é reprocessada por Ava que encontra no palco seu melhor ambiente. É nele que canções como ‘Doce explosão’ (Ava) e ‘Acorda amor’ (Daniel Castanheira) ganham (mais) intensidade graças ao desempenho performático da cantora, diretora e atriz que encanta a todos com sua voz e com a bela estranheza de seu olhar distante.
Comentários