A segunda etapa do ciclo de conferências sobre a canção popular brasileira “Para ouvir uma canção” (www.ouvircancao.blogspot.com) chegou ao fim nesta quinta-feira (31/03/2011) com a apresentação da professora, pesquisadora e escritora Cláudia Neiva de Matos. "A performance vocal e suas ressonâncias", foi o mote para que Cláudia observasse a importância de Ciro Monteiro (1913 - 1973) na renovação do samba e na criação de um estilo de interpretação que desembocou na bossa (nova) de João Gilberto. A pesquisadora ainda apontou para a interação de Ciro com novos compositores, como Geraldo Pereira e Wilson Batista, que estimulou a produção de sambas sincopados. Infelizmente o cantor ainda não mereceu o devido resgate histórico. Quem sabe o centenário de seu nascimento (em 2013) suscite o lançamento de alguns itens de sua discografia, praticamente inédita em CD.
As canções inspiradas na Cidade Maravilhosa – talvez a musa mais cantada entre todas as cidades do mundo – foi o tema proposto ao jornalista e escritor Marcelo Moutinho em "A canção popular e a cidade cartografada", na quarta-feira (30/03). Desde os primórdios, a música popular acompanha as mudanças geográficas, políticas, e socioculturais ocorridas no Rio de Janeiro. As várias “cidades dentro da cidade” estão cada vez mais sendo cantadas, saindo de seus guetos, conseguindo visibilidade, provocando discussões.
Terça-feira (29/03/2011) foi a vez do Coordenador de Estudos em Literatura e Música da PUC – Rio, ensaísta e escritor, Júlio Cesar Valladão Diniz abordar o tema “A canção que carrega a memória”. Com entusiasmo contagiante, Júlio ressaltou a importância da música popular brasileira na formação das pessoas, questionou o protecionismo ao samba, destacou diferenças e semelhanças nas obras de Caetano Veloso ('Língua') e Chico Buarque (‘Paratodos’), enfatizou a manutenção da memória, não como objeto de monumentalização, e sim através da ativação da mesma; realizando a mais completa palestra da série.
Durante os sete dias do evento, notou-se certa limitação técnica, nada que chegasse a comprometer o resultado final do trabalho. Uma produção mais especializada (familiarizada com equipamentos e/ou operadores de áudio/vídeo) aperfeiçoará futuros encontros.
Reunindo pesquisadores de diversas origens, André Masseno (Arte e Literatura) e Tiago Barros (Filosofia e Literatura), curadores do ciclo de conferências "Para ouvir uma canção", conseguiram compor um interessante painel sobre as transformações por que passou e passa a música popular brasileira.
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