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O refinado encontro de Joyce e Tutty Moreno


Para celebrar 30 anos de um casamento musical/amoroso, Joyce e o baterista Tutty Moreno resolveram dividir o primeiro disco conjunto. Lançado originalmente em fevereiro de 2007, pelo selo inglês Far Out, o álbum ‘Samba-jazz & outras bossas’ foi reeditado em território nacional pela gravadora Biscoito Fino, em dezembro passado, com nova capa e faixa-bônus. Na nova versão do CD, ganhou letra o choro ‘Garoto’, feito por ela em homenagem ao compositor e violonista nascido Aníbal Sardinha (1915 – 1955).
Como o nome indica, o álbum é recheado de irresistível balanço típico dos anos 1960. Predominantes, as faixas instrumentais são valorizadas por vocalizes vivazes de Joyce, que divide os azeitados arranjos com Nailor Proveta, a direção e produção musicais com Tutty Moreno.
Ao violão sincopado de Joyce e à bateria precisa de Tutty somam-se instrumentistas de primeira linha – Jorge Helder (baixo), Hélio Alves (piano), Nailor Proveta (sax alto), Teço Cardoso (sax barítono), Vittor Santos (trombone), Jessé Sadoc (trompete), Lula Galvão (violão). O casal ainda conta com a participação afetiva de Dori Caymmi, responsável pelo arranjo da versão personalíssima de ‘Berimbau’ (Baden Powell/ Vinicius de Moraes). Em 1968, Dori e o maestro Gaya foram os arranjadores do primeiro disco da cantora de sotaque bossa-novístico surgida durante o efervescente Tropicalismo.
Outro clássico visitado, ‘Devagar com a louça’ (Luiz Reis/ Haroldo Barbosa) reitera a leveza do canto de Joyce, que manteve o frescor e aprimorou o suingue em seus 43 anos de carreira e nas décadas que constituem suas ‘Bodas de vinil’ (Joyce) com o baterista baiano. Na faixa ‘Feijão com arroz’ (Joyce), Tutty retoma o sax (alto), um de seus instrumentos originais (o primeiro foi o trompete).
Personagem de destaque no polêmico debate sobre direitos autorais que voltou às páginas dos jornais e às rodas de bate papo de diferentes classes socioculturais desde que Ana de Holanda assumiu o Ministério da Cultura, Joyce apresenta ‘Compositor’, pertinente parceria com Paulo César Pinheiro, que lista as dificuldades passadas por aqueles que querem viver de música. O balanço cheio de bossa continua em ‘Sabe quem?’, samba inédito, parceria com Zé Renato.
Descoberta pelos DJs europeus, que levaram sua música para as pistas de dança nos anos 1990, Joyce recria a sofisticada ‘April child’ (Moacyr Santos/ Raymond Evans/ Jay Livingstone) e endossa a naturalmente suingada ‘Embalo’, do pianista argentino Tenório Jr., desaparecido durante o regime militar em seu país de origem.
Quatro anos após seu lançamento internacional, ‘Samba-jazz & outras bossas’ soa atemporal como a obra de seus intérpretes, um casal que fez da celebração de seu encontro amoroso/musical um registro de refinada beleza.

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