Beto Guedes gravou seu primeiro DVD em 2001 durante as comemorações do seu cinqüentenário. O artista mineiro interpretou seus sucessos ao lado de Milton Nascimento (‘Amor de índio’), Tavinho Moura (‘Cantar’), Lô Borges (‘Feira moderna’), Toni Garrido (‘Pedras rolando’) e Jota Quest (‘O sal da terra’) no show que originou o DVD ‘Beto Guedes – 50 anos’, lançado quatro anos depois. Agora Beto apresenta ‘Outros clássicos’ (Biscoito Fino), registro audiovisual do show realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em julho de 2010.
Atento à interatividade proporcionada pela Internet, que vem mudando a relação entre artista e público de forma irreversível, Beto Guedes viu as dezessete músicas que compõem o roteiro serem escolhidas a partir de votação realizadas entre seus fãs. “Tivemos essa idéia de deixar os fãs escolherem, pedindo que privilegiassem o chamado ‘lado b’”, explica Guedes no release.
Canções como ‘Tudo em você’ (Beto Guedes/ Ronaldo Bastos), ‘Veveco, panelas e canelas’ (Milton Nascimento/ Fernando Brant) e ‘Lágrima de amor’ (Luiz Guedes/ Márcio Guedes) que estiveram nas paradas das FMs nas décadas passadas, reaparecem ao lado de ‘O medo de amar é o medo de ser livre’ (Beto Guedes/ Fernando Brant), gravada por Elis Regina, e ‘Luz e mistério’ (Beto Guedes/ Caetano Veloso), que mereceu delicado registro de Zizi Possi em seu segundo disco. Ainda se destacam as belas ‘Olhos de Jade’ (Beto Guedes/ Ronaldo Bastos) e ‘A página do relâmpago elétrico’ (Beto Guedes/ Ronaldo Bastos).
Wagner Tiso é autor dos novos arranjos que não fogem do universo mineiro imortalizado por Beto e seus companheiros do eterno Clube da Esquina. Porém, o resultado fica aquém do esperado. O show nunca decola verdadeiramente e nem mesmo a participação especial de Daniela Mercury ajuda colorir a noite desbotada. No geralmente rejuvenescedor encontro de gerações, comum neste tipo de registro, a baiana pareceu pouco à vontade. Seus números, ‘Meu ninho’ (Wagner Tiso/ Ronaldo Bastos) e a já citada ‘Luz e mistério’, soam apenas corretos, apesar do evidente empenho da cantora.
Compositor sensível, co-autor de canções de sucesso como ‘Sol de primavera’ e ‘Lumiar’, Beto Guedes nunca se destacou como cantor e viu o tempo acentuar essa deficiência. O DVD ‘Outros clássicos’ soa honesto, comprometido com a qualidade autoral do mineiro que teve suas músicas gravadas por grandes intérpretes brasileiros como Milton Nascimento, Simone, Fafá de Belém e Maria Bethânia. O registro pode servir também para que novos cantores descubram a produção de Beto Guedes e venham a incluí-la em seus repertórios. Os fãs que estiveram no Palácio das Artes e todos os outros espalhados pelo País agradeceriam.
Comentários