
Figura conhecida no circuito alternativo carioca nas duas últimas décadas, Maurício Baia revê sua carreira no CD/DVD ‘Baia no Circo’ (Som Livre) gravado em dezembro do ano passado no Circo Voador, onde o cantor e compositor faz show de lançamento nesta sexta-feira [17.09.2010].
Acompanhado pelos músicos Carlos Sales (bateria), Wlad (baixo), Caesar Barbosa (guitarra), Pedro Augusto (teclados), Rodrigo Sha (sax/ flauta), Leandro Joaquim (trompete/ flugel) e Shilon (guitarra), Baia dá seu recado alternando-se no violão, guitarra e gaita, no show dirigido por Luis Carlinhos. Destaca-se a influência de Raul Seixas na música do conterrâneo menos famoso. A sociedade alternativa anunciada/divulgada pelo Maluco Beleza está presente na inédita 'Em nome da fome' (Baia/ André Gardel) e 'Bicho homem' (Baia/ Xina) – e em muitas outras das 22 músicas apresentadas naquela noite.
O roteiro engloba a produção fonográfica do artista iniciada em 1991, quando formou o grupo ‘Baia & Rockboys’(desfeito após o falecimento precoce do guitarrista e compositor Tonho Gebara) com o qual lançou três CDs independentes. O primeiro solo, ‘Habeas Corpus’, só veio em 2006. A profícua parceria com Gabriel Moura, ex-Farofa Carioca, continua no coletivo ‘4 Cabeça’, ao lado de Luiz Carlinhos e Rogê, vencedor do Prêmio da Música Brasileira como Melhor Grupo na categoria MPB. Números como 'Lembro' (Baia/ Gabriel Moura), 'Lado oposto' (Tonho Gebara) e 'Overdose de lucidez' (Baia/Tonho Gebara) têm participação espontânea do público e mostram que, em tempos de intensa segmentação da música através dos inúmeros instrumentos de divulgação, o artista não necessita da famigerada massificação de seu trabalho para ser reconhecido – a não ser que tenha uma vocação nata e voraz para o marketing, caso de algumas cantoras do carnaval baiano.
Outro cantor/compositor pertencente à linhagem ‘underground’ da MPB (que, em alguns momentos da carreira, ultrapassou essa barreira chegando às massas com sucessos certeiros), Zé Ramalho, é o convidado especial em 'Tá tudo mudado', adequada versão de Baia e Gabriel Moura para 'Things have changed', de Bob Dylan. A elegante apresentação do DVD e das imagens (vídeo e fotos) de textura quente captadas pela produtora Carioca Filmes também merece destaque.
Comentários