
Rio - O sorriso dentuço da bela morena de cintura fina entrega: a menina brava que batia nos garotos com seu inseparável coelho de pelúcia cresceu. Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha, os personagens infantis mais famosos dos gibis brasileiros, chegam à adolescência com ares de mangá (história em quadrinho japonesa), na revista ‘Turma da Mônica Jovem’ (Ed. Panini, 128 págs., R$ 5,90). “Vamos lançar o primeiro número na Bienal do Livro (em agosto, em São Paulo) para sentir o público. Os leitores vão se surpreender com os novos visuais”, adianta Maurício de Souza, ‘pai’ da turminha.
O projeto foi concebido há mais de dez meses e as histórias serão em preto-e-branco, como nos gibis japoneses. “Faz tempo que eu tinha essa vontade, mas foi preciso estudar e pesquisar muito para unir o estilo mangá com o do nosso estúdio, até chegar à ‘Turma da Mônica Jovem’”, diz.
Temas como sexo, drogas e namoro serão abordados na nova revista: “O começo será mesmo uma análise do terreno em que estamos pisando. Vamos descobrir junto com nossos leitores”. Quem estava acostumado com o jeito ‘fofo’ dos personagens pode estranhar as novas versões, que trocaram o ar lúdico por uma aparência mais urbana — Cebolinha virou um rapaz moderno, com óculos e cabelo estilosos e um Cascão com brinco na orelha (mas ainda sujo) enverga um skate.
A glutona Magali deve ter passado por uma reeducação alimentar, afinal, a menina que comia tudo o que via pela frente reaparece com uma cinturinha de dar inveja a Gisele Bündchen. “E aguardem para ver o Anjinho”, brinca o desenhista. Toda essa mudança faz parte da estratégia para conquistar novos fãs — principalmente os adolescentes, fãs da série quando crianças. “Não podemos ficar parados no tempo porque nossos leitores estão a toda. Este desafio nos deixa mais criativos e motivados. E tem dado certo, porque nos últimos meses aumentamos em 30% nossas vendas em banca”, comemora Maurício.
* Publicado no Jornal O Dia
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